Quais as diferenças entre o Golden Retriever e o Labrador?

Adotar um cão é um momento especial e muito esperado pelos amantes de animais. Antes de definir quem será seu novo aumigo, é válido conhecer as principais características das raças que chamam mais sua atenção. 

O Golden Retriever e o Labrador, por exemplo, apesar de parecidos no tamanho, têm personalidades diferentes, e você pode se adaptar melhor a um deles. Que tal conhecer o que difere as duas raças? Continue a leitura!

Principais características do Golden Retriever

O Golden surgiu na Escócia e foi desenvolvido inicialmente como um cão de caça. Apesar de serem cães de grande porte, não ultrapassam os 61 cm de comprimento e pesam no máximo 37 quilos.

Como eram usados para a caça de pássaros e animais pequenos, são esguios e rápidos. Seus pelos são finos, longos, sedosos e variam entre tons de dourados. Na parte de cima, os pelos são longos, e na segunda camada, mais curtos, funcionando como proteção e isolante térmico no verão e no inverno.

São muito inteligentes, sociáveis e amáveis. O Golden é mais inteligente que o labrador, mas, assim como este, pode aprender muitas habilidades. Seu focinho é alongado e ele possui bastante afinidade com a água.

Quanto ao tempo de vida, por serem animais de grande porte, podem viver entre 10 e 12 anos se bem cuidados. Porém, vale lembrar que esta é uma média, e o seu pet pode viver mais tempo.

Principais características do Labrador

O Labrador surgiu no Canadá, em uma região conhecida como Nova Terra, e auxiliava na caça de peixes que escapavam das redes. É um cão de grande porte, bastante pesado. Os machos podem pesar entre 27 e 40 quilos, as fêmeas um pouco menos que isso.

Seu corpo é robusto e ágil, já seus pelos são curtos e brilhantes, podendo ser encontrados nas cores chocolate, marrom, amarelo e preto. São bastante sociáveis e equilibrados, por isso são ótimos cães de companhia, usados, inclusive, como guias de deficientes visuais ou cães de conforto de autistas.

Tidos como uma das raças mais inteligentes, aprendem rapidamente e são bastante sociáveis. Também têm bastante energia, amam brincar e gostam de ficar perto dos donos, a ponto de serem muito leais e fiéis.

Vale comentar que o Labrador é um cão de agressividade baixa, por isso é recomendado para companhia e não proteção. Eles vivem praticamente o mesmo tempo que os Goldens, entre 10 e 12 anos.

Semelhanças e diferenças entre as raças

Tanto o Golden quanto o Labrador gostam de companhia, ou seja, se você não passa muito tempo em casa, é interessante buscar por outra raça. Eles também têm muita energia, amam passeios e brincadeiras, portanto você precisa estar preparado para interagir com eles.

Outra característica interessante de ambas as raças é a necessidade de explorar, provavelmente um resquício da época em que eram usados para a caça. Você até pode criá-los em apartamento, mas terá que trabalhar distrações que ajudem a instigar essa habilidade de exploração.

Nas diferenças, além das regiões de surgimento e o foco da caça, os Goldens para aves e os Labradores para peixes, eles contam com pelos e estruturas corporais bem diferentes.

O Labrador tem o pelo bem curtinho, é mais robusto, tem a cabeça maior e o focinho médio. Já o Golden tem o misto de pelos longos e curtos, com destaque para a pelagem mais comprida, é esguio e fino, além de ter um focinho largo e longo.

Quanto às doenças, os Labradores são suscetíveis à obesidade conforme envelhecem, já os Goldens têm predisposição ao câncer. Ambas as raças podem ter problemas de displasia do quadril, além de perda gradual da visão.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *