Criptomoedas x moedas tradicionais: vantagens e desafios

Uma coisa que muitos brasileiros já sabem é que as moedas tradicionais estão ficando de lado graças às famosas criptomoedas que têm dominado tanto o ambiente online quanto o presencial, já que grandes lojas e empresas começaram a finalmente aceitar o pagamento através de ativos digitais.

Com tantos benefícios previstos com o uso das criptomoedas e as melhores exchanges brasileiras, será que realmente existem desvantagens nesse uso? Será que em alguns casos a utilização da moeda tradicional é mais benéfica para o consumidor? Seja em negociações com Bitcoin ou Litecoin, suas desvantagens e vantagens com relação à moeda tradicional serão desvendadas agora.

Moeda tradicional x Criptomoeda

As moedas tradicionais — o dinheiro de cada país, como dólar, euro, pesos e o real, por exemplo — carregaram um papel muito importante no mundo. No entanto, com a chegada das criptomoedas, que são moedas supervalorizadas e com grande poder sob a realização de negociações e transações, estima-se que o dinheiro de cada país acabou perdendo um pouco de sua força.

Quando o assunto são negociações grandes, o envolvimento de criptomoedas é algo recorrente, já que essas moedas oferecem opções mais fáceis de negociações, menores taxas e menos perdas com intercâmbio de moeda.

As criptomoedas são tão incríveis que muitos brasileiros que realizam negociações nos Estados Unidos preferem realizar a compra de moedas fiduciárias como o USDT, por exemplo, que possuem o seu valor baseado em uma moeda, como o dólar. 

Quando o real começa a dar indícios de que irá cair, a compra de moedas fiduciárias para manter o patrimônio e ainda lucrar com a alta do dólar é uma estratégia adotada por milhares de pessoas envolvidas com o mundo cripto. Em razão de os EUA ser uma das grandes potências mundiais, o dólar é uma das 

 

moedas que se mantém mais estável no mercado. Sabendo de todas essas questões, a seguir estão algumas vantagens de utilizar ambas as moedas.

Vantagens do uso das criptomoedas

A utilização das criptomoedas para investimentos e negócios traz diversos benefícios atrativos para quem adora realizar transações no mundo digital. Seu único “porém” é que, por ser uma novidade, para a realização de compras em estabelecimentos físicos é necessário saber se o famoso pagamento com cripto é aceito. Em caso positivo, não há com o que o consumidor se preocupar: as compras poderão ser pagas com a moeda que estiver em suas exchanges. 

Outro traço importante que as pessoas que decidem realizar compras de criptomoedas precisam saber é que a única opção que carrega uma certa “estabilidade” no mercado são as moedas fiduciárias. Já outras, como o Bitcoin e Ethereum, por exemplo, apresentam uma certa instabilidade que pode fazer com que o consumidor perca dinheiro ao realizar determinada compra em um momento de queda da moeda.

Vantagem do uso das moedas tradicionais

Ao realizar compras no exterior, as moedas tradicionais, exceto o dólar e outras que possuem maior valor capital, acabam sofrendo com o alto valor. Atualmente, a maior parte das compras internacionais são cobradas na cotação do valor do dólar, e, ao realizar uma compra com o BRL enquanto o dólar está em alta, o consumidor pagará um belo valor a mais, além, é claro, de talvez ter que arcar com o custo alfandegário, que não é nada barato e pode chegar a valores bem altos.

Já para realizar as compras em solo brasileiro, comprar com o dinheiro vivo é um benefício que todos os consumidores brasileiros possuem, pois não há estabelecimento que rejeite. Como foi possível ver, tanto as moedas tradicionais quanto as criptomoedas possuem determinadas vantagens e “desafios”. Por esse motivo, saber qual é a melhor opção irá depender exclusivamente do objetivo do consumidor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *