Como proteger sua moto de roubos e furtos?

Roubo e furto de motos são práticas comuns no Brasil, principalmente nas grandes metrópoles do país. Para se ter uma ideia, o estado de São Paulo registrou quase 40 mil roubos e furtos de motos em 2022, o que representa um aumento de 28,55% nessas ocorrências. 

Com a alta no número de roubos e furtos em muitas cidades brasileiras, os motociclistas precisam aprender formas de proteger suas motos. Existem diversos acessórios que podem ser comprados em motopeças que são essenciais para trazer mais segurança ao pilotar no dia a dia. 

Fizemos uma lista abaixo com algumas dicas para te ajudar a proteger sua moto de roubos e furtos, confira.

Tenha cuidado na hora de estacionar 

Criminosos estão à espera de um deslize para roubar ou furtar motos. Na correria do dia a dia, acabamos por esquecer de detalhes importantes, abrindo brechas para esse tipo de ação. Não é raro ouvir histórias de motociclistas que tiveram a moto furtada após esquecer a chave na ignição. 

Então, sempre que for estacionar a moto, preste bastante atenção para não esquecer a chave. Outra dica é evitar estacionar em locais de baixo movimento, sempre busque por lugares mais movimentados ou estacionamentos fechados e, é claro, fique de olho na movimentação do local para notar qualquer atividade suspeita. 

Tenha uma rede de apoio 

Uma boa dica para coibir roubo e furto de motos no dia a dia é ter uma rede de apoio. Junte-se a outros amigos motociclistas para andar pela cidade. Andar em grupos pode dificultar a ação de criminosos. Busque sempre escolher trajetos em que você possa encontrar amigos. 

Além disso, a rede de apoio pode se fortalecer com grupos de mensagens para trocar informações sobre locais mais perigosos e últimos acontecimentos. Por dentro das notícias, você pode adotar melhores rotas, e isso facilita o contato entre motociclistas em caso de furto ou roubo de algum item dos membros da rede.

Use alarmes sonoros 

O alarme sonoro pode ser um fator surpresa para inibir o roubo e o furto de motos. O sinal sonoro é algo inconveniente na hora de um furto, por exemplo. Já existem também modelos de alarmes sonoros que emitem alerta para o celular do proprietário. Se a sua moto ainda não conta com alarme, procure um serviço especializado para fazer a instalação do dispositivo. 

Use rastreadores 

Além de alarmes, os rastreadores de moto também estão se popularizando no mercado. Existem serviços especializados para instalação do dispositivo. O rastreador consegue indicar a localização exata da moto, o que pode ajudar a facilitar a recuperação do veículo por meio da ação da polícia. 

Alguns rastreadores mais modernos possuem também a função de bloqueio, permitindo que o proprietário roubado possa bloquear a moto. Em casos de roubo a mão armada, o rastreador permite que o proprietário da moto possa entregar o veículo sem resistência e depois tentar recuperá-lo com a ajuda do rastreador. Isso ajuda a diminuir os casos de latrocínio (roubo seguido de morte).

Use travas e cadeados 

As travas e cadeados são acessórios mais simples, encontrados em motopeças, que aumentam o nível de segurança contra roubos e furtos. Existem diversos tipos de travas que são colocadas no disco de freio ou coroa da moto. Há também cadeados e correntes que podem ser usados para prender a moto a postes e grades.

Contrate um seguro  

Se você tiver possibilidade, contrate um seguro para a sua moto. Dependendo do plano de seguro, o motorista pode contar com coberturas para roubo e furto, além de incluir outras coberturas, como danos a terceiros, assistência mecânica, moto reserva, entre outras funcionalidades. 

Siga as nossas dicas e tenha muito mais segurança para dirigir a sua moto no dia a dia. Compre acessórios e contrate um seguro para garantir que o seu veículo esteja seguro e que você tenha maiores chances de recuperar a moto em caso de roubo ou furto.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *