4 cuidados com áreas molhadas da casa

Se você está construindo ou reformando, saiba que é importante estar atento à escolha dos melhores materiais para a sua obra. Pisos, revestimentos, tintas e móveis podem ditar a durabilidade, o conforto e a qualidade final de um ambiente.

Entre os materiais que geram mais dúvida entre as pessoas que estão construindo e reformando, o piso para áreas molhadas é uma das mais citadas. Afinal, como escolher o piso certo para o banheiro?

O cuidado deve ser redobrado quando se trata da escolha de revestimentos para áreas molhadas, já que esses locais apresentam risco aumentado de acidente e os revestimentos têm um papel importante na prevenção de certos problemas. 

1. Avalie o tipo de tecnologia do piso

Separamos quatro dicas de cuidados que devem ser levados em consideração na hora de escolher os revestimentos de áreas molhadas de uma casa. A primeira dica está relacionada ao tipo de tecnologia usada no piso.

Via de regra, os revestimentos mais indicados são aqueles rústicos, sem polimento. Porém, vale destacar que é possível passar uma resina protetora sobre o piso, fazendo com que ele fique menos escorregadio.

Se você quer evitar o transtorno e o trabalho extra, basta escolher um piso que tenha tecnologia própria antiescorregamento. Há várias opções de produtos nessa categoria disponíveis no mercado, com preços que variam bastante, mas que trazem consigo um ótimo custo-benefício. 

2. Verifique o grau de resistência à umidade

O segundo ponto de atenção que precisa ser observado na hora de escolher um piso para áreas molhadas é o grau de resistência do material à ação da umidade. É importante que você escolha um piso que tenha capacidade de resistir à umidade.

3. Como o piso atua com mudanças climáticas

O terceiro fator que deve ser considerado na hora de escolher o piso é a capacidade do material de suportar mudanças climáticas. 

Como os ambientes molhados estão sujeitos ao contato intenso com água e eventualmente grandes mudanças de temperatura, é indispensável que o piso suporte essas variações sem sofrer qualquer tipo de dano. 

Se você deixar de lado essa característica, corre o risco de escolher um produto que tenha maior potencial de rachaduras e prazo de durabilidade mais curto. 

4. Resistência e durabilidade

Por fim, ao escolher um piso para as áreas molhadas da sua casa, não deixe de verificar qual é a resistência à carga de peso do produto. Quanto maior o nível de resistência, menores são as chances de quebrar o piso, um aspecto relevante para quem valoriza a durabilidade do produto.

Entre as diversas opções disponíveis, o porcelanato é considerado uma alternativa interessante, principalmente por ser um material de fácil higienização. Além da facilidade de limpeza, o porcelanato é altamente resistente e as manchas não aderem facilmente ao material. Além do modelo tradicional, o porcelanato acetinado pode ser outra ótima opção.

Todas essas características devem ser analisadas na etapa de compra do revestimento. Por se tratarem de características técnicas, é indispensável contar com o suporte de um profissional que domine o assunto.

Portanto, busque empresas especializadas na comercialização de pisos e revestimentos que possam oferecer todas as orientações e os esclarecimentos para que você faça uma escolha inteligente e alinhada com as suas necessidades.

Tomando todos os cuidados necessários, é possível escolher um revestimento antiaderente e resistente à umidade, o combo perfeito para as áreas molhadas da sua casa. 

Para acertar na escolha, não abra mão de um fornecedor sério e capacitado. Além disso, os profissionais envolvidos na instalação também precisam ter conhecimento técnico e habilidade para garantir eficiência e um acabamento de qualidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *