Tudo o que você precisa saber sobre o marketing de conteúdo

O marketing digital está na boca do povo, essa é uma das áreas mais populares e aclamadas nos dias de hoje sendo procurada por milhares de empresas para melhorar o desempenho de vendas e divulgação das suas estruturas metálicas, por exemplo. 

Porém, muitas pessoas que usam essa estratégia acreditam que o marketing digital se resuma apenas a anúncios pagos ou impulsionamento de posts nas redes sociais, mas na verdade, existem outras ferramentas orgânicas que podem ter um papel igual ou até melhor do que os famosos links patrocinados, estamos falando justamente sobre o marketing de conteúdo. 

Sem dúvidas ela é uma das melhores estratégias em termos de bons resultados e um ótimo custo benefício, mas você sabe o que ela significa? No texto de hoje vamos mostrar para você tudo o que precisa saber sobre o marketing de conteúdo, bora conferir?

O que é o marketing de conteúdo?

Como o próprio nome já sugere, marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em produzir conteúdos que sejam considerados de valor para atrair, engajar e gerar valor para seu público-alvo durante toda a sua jornada de compra, desde o primeiro contato com sua empresa até a conversão. 

Você sempre procura criar conteúdos que realmente possam ser relevantes e chamativos para seu público, fazendo com que a sua marca ganhe valor e reconhecimento pelas suas ações, chamando a atenção e impulsionando seu negócio de maneira positiva. 

Essa estratégia vai totalmente na contra mão daquele marketing tradicional, afinal, já passou o tempo que tínhamos que ver um comercial de locação de grupo gerador pela televisão, nos dias de hoje, é crucial gerar valor para o seu público, apresentando conteúdos que tiram alguma dúvida, tragam uma solução ou tenham algum valor para eles, o que faz com que ele se torne cliente e até mesmo se fidelize com sua marca. 

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Se você ainda não está tão convencido de tudo o que o marketing de conteúdo pode oferecer para a sua empresa, vamos falar um pouco sobre seus benefícios, e acredite, eles são vários! O primeiro que podemos destacar é justamente o aumento exponencial da sua visibilidade. 

Criar conteúdo faz com que você tenha uma amostragem muito maior, ainda mais quando falamos de textos de blog por exemplo, o que leva você a estar presente no Google e aparecer de forma frequente nas pesquisas das pessoas. Vinculado a isso, você ainda consegue reduzir o custo de aquisição de clientes, afinal, essa é uma estratégia orgânica, que não necessita de investimento, o que faz você alcançar seus clientes de forma muito mais prática e direta sem a necessidade de gastar dinheiro com isso. 

Através dele, você ainda faz com que melhore a interação da sua marca com os usuários, fazendo com que mais pessoas conheçam sobre ela e realizam interações, você também consegue nutrir melhor seus leads trazendo informações relevantes e com frequência e ganhar autoridade e reconhecimento da sua loja de locação de geradores, mostrando seu conhecimento sobre determinados assuntos e chamando a atenção através do seu conteúdo informativo. 

Como executar o marketing de conteúdo na sua empresa?

Por mais que essa estratégia aparente ser complicada ela possui uma execução extremamente simples, o primeiro e talvez mais importante passo é conhecer qual é o seu mercado, saber melhor sobre seu público-alvo e o que as pessoas gostam de consumir de conteúdos. 

É preciso estudar o que a sua concorrência produz e o que poderia ser visto como algo relevante para seu público, em segundo plano é necessário pesquisar temas e organizar um cronograma de postagens. Faça uma análise dos canais que irão produzir conteúdo, qual o tipo de conteúdo, seu tema, e por aí vai. 

Por fim, basta colocar a mão na massa, produzir seus conteúdos, distribuir pelos canais e acompanhar a recepção do público, mensurar os resultados com frequências e realizar possíveis mudanças se precisar. 

O que achou do texto de hoje? Acredita que o marketing de conteúdo pode te ajudar no seu dia a dia? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima. 

Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.