Saiba como escolher o melhor modelo de cadeira para trabalhar

Faça das horas de trabalho menos desgastantes e menos doloridas

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi que uma cadeira de escritório confortável é essencial.

Com boa parte dos profissionais das mais diversas áreas tendo de migrar para o home office, trabalhar sentado tornou-se praticamente unânime.

Essa realidade não mudou e não mudará para muitas empresas, que, durante esse processo, optaram por adotar o trabalho remoto e fechar seus escritórios físicos.

Mas você sabe como escolher bem sua cadeira? Sabia que existem modelos para diferentes necessidades e que se adaptam ao usuário?

Pois é! E a ciência que se preocupa com as adequações necessárias do trabalho é a ergonomia.

Mas o que é ergonomia?

A ergonomia é uma área que estuda a relação entre homem e trabalho, com especialistas que analisam melhorias e riscos em potencial que o trabalho pode trazer ao indivíduo, fazendo o possível para impedi-los.

A partir desses estudos, uma série de normas é criada e passada para diferentes empresas que fabricam os mais diversos produtos que possam compor um ambiente profissional, incluindo as cadeiras.

Reunimos informações preciosas para que você escolha bem esse item que, além de ser essencial para uma boa saúde da sua coluna, ainda pode conversar com a decoração do seu espaço de trabalho.

Saiba como escolher o melhor modelo de cadeira para trabalhar

A altura da cadeira

É fundamental que sua cadeira tenha uma altura adequada, para que sua postura se mantenha saudável para sua coluna. Para não errar, dê preferência para aquelas que são ajustáveis, afinal, é mais fácil ajustar uma cadeira do que a escrivaninha, né?

Encaixe da lombar

Um ponto que muitos esquecem é do encaixe da lombar. Quando essa região da coluna é corretamente disposta na cadeira, todo o resto fica alinhado e as chances de dores e problemas com a postura são reduzidas drasticamente.

As medidas ideais para o encosto da cadeira, que atendam bem essa região onde se encaixa a lombar, são entre 42 cm x 26 cm, sendo, preferencialmente, de 40 cm x 35 cm.

Assento

Busque cadeiras cujo assento tenha amortecedor e pistão, com bordas arredondadas para não machucar as pernas e permitir que elas formem um ângulo de 90º. 

É importante que, assim como o encosto e os braços, os assentos também tenham regulagem, para que todas as partes fiquem alinhadas, mantendo a postura ereta, sobretudo em relação à mesa.

Apoio para os braços

O suporte para apoiar os braços, ainda que não esteja presente em muitos modelos, é essencial para ajudar a coluna a ficar ereta, além de auxiliar no policiamento do usuário, para que não fique relaxado na cadeira, de modo a prejudicar o corpo.

Material e acabamento

Procure materiais que sejam fáceis de limpar, para que a higiene seja mantida.

Caso você transpire muito, evite tecidos como corino, pois, ao longo dia, isso pode acabar te incomodando e o desconforto causará desconcentração. 

O acabamento também é muito importante, afinal, você não vai querer uma cadeira que perca rodas, que se desgaste facilmente ou que possa até quebrar. 

Quanto peso suporta

Para garantir que a ergometria tenha efeito, é imprescindível estar atento a quantos quilos a cadeira aguenta.

O desgaste nem sempre virá no primeiro uso, mas a vida útil da cadeira pode ser reduzida se o usuário também não seguir as especificações de uso. 

Saiba como escolher o melhor modelo de cadeira para trabalhar

A cadeira certa para um trabalho melhor executado

Escolher bem a cadeira é cuidar do futuro do seu corpo. A curto prazo pode não fazer tanta diferença, mas, ao longo dos anos, o corpo vai envelhecendo e os problemas começam a surgir.

Comprar uma boa cadeira é muito mais do que um investimento na decoração, é investir em sua própria saúde e na qualidade de seu trabalho. Sem dores e desconforto, a chance de se desconcentrar diminui e seu trabalho passa a ser mais produtivo.

Mas lembre-se: além da cadeira escolhida, procure manter uma vida saudável e ativa.

Leave a comment

Your email address will not be published.