ROI: o que é e por que ele é tão importante para seu negócio

Se você é dono de uma empresa de catalisador para tinta e não usa o método ROI para averiguar o desempenho de seu investimentos, precisa repensar suas estratégias, pois é um dos conceitos mais diretos e assertivos.

E foi pensando nisso que criamos este texto, pois aqui explicaremos melhor sobre o que é a sigla e porque ela é tão importante. Depois de tudo isso dito, verá que esta função não pode ser deixada de lado em momento algum.

O que é ROI?

O retorno sobre o investimento, ou ROI, é uma fórmula matemática que os investidores podem usar para avaliar o desempenho de um determinado investimento em comparação com outros. 

Às vezes, esse cálculo é usado com outras abordagens para desenvolver uma determinada proposta, por exemplo. O ROI geral de uma empresa é usado como uma forma de avaliar o gerenciamento da mesma.

Se ela tem objetivos imediatos, incluindo obter participação na receita de mercado, construir infraestrutura ou posicionar-se para venda, o retorno pode ser medido em termos de atender a um ou mais desses objetivos. Dito isso, vemos que o conceito é como um Tubo Flexível e se adequa a várias possibilidades.

Como você interpreta os cálculos de ROI?

O ROI pode ser usado para avaliar diferentes métricas que ajudam a determinar o quão lucrativo é um negócio. Para calculá-lo com a maior precisão, os retornos totais e os custos totais devem ser medidos.

Quando os cálculos de ROI têm uma porcentagem de retorno positiva, isso significa que a métrica é lucrativa. Enquanto isso, se for o contrário, isso significa que há mais dinheiro saindo do que entrando. 

Em suma, se o percentual for positivo, os retornos superam o custo total. Se o percentual for negativo, o investimento está gerando prejuízo.

A importância do ROI para seu negócio

Usar o ROI fornece informações valiosas que você pode usar para avançar em sua estratégia de marketing. Com ele você aprenderá:

  • Onde gastar seu dinheiro: talvez o insight mais óbvio que obterá ao medir o ROI em marketing seja esse, ou seja, o de onde deveria gastar seu dinheiro. Se descobrir que um segmento específico de sua estratégia não está gerando muito, poderá alocar melhor seus fundos de acordo com o que funciona para o seu negócio. É como um Imã de Ferrite, que te aproxima do sucesso;

  • Como dinamizar sua estratégia de marketing: isso pode ajudá-lo a ajustar sua estratégia de acordo com o comportamento do cliente. Você também não precisa, necessariamente, se concentrar na receita. Se estiver tentando aumentar seus seguidores nas redes sociais, poderá calcular o ROI para determinar o sucesso de seus esforços.

  • Quais ferramentas usar para ajudar seu marketing a ter sucesso: se uma ferramenta de marketing específica ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio, você se sentirá confiante em gastar seu dinheiro de marketing (e tempo!).

Não há como negar que o ROI é um conceito impactante no dia a dia da empresa. Por isso, invista no recurso e tenha ótimos ganhos. 

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.