O que é e como realizar uma prospecção efetiva

Em uma jornada de compra existem várias etapas que a pessoa tem que passar antes de se tornar de fato, um cliente da sua empresa. E uma das primeiras e mais importantes é justamente a prospecção. Se você quer que seus produtos como imã de ferrite sejam vendidos, é preciso que a prospecção seja realizada de forma efetiva. 

Para quem não sabe, a palavra prospecção significa pesquisar, um outro significado de prospectar é fazer sondagens numa mina ou jazida de minérios para determinar o seu valor, sendo assim, quando falamos da prospecção de clientes estamos falando de encontrar pessoas interessadas no seu negócio. 

Se você ainda está meio confuso e curioso para saber o que é e como de fator realizar uma prospecção efetiva, no texto de hoje iremos mostrar tudo para você, preparado para descobrir? Então vamos lá!

O que significa uma prospecção de clientes efetiva?

Como citamos acima, prospectar significa pesquisar, e dentro de uma empresa, isso representa a fase inicial de buscar novos clientes que possam estar interessados em seus produtos e serviços ofertados pela sua empresa. 

Essa é considerada também como a fase da pré-venda, onde ocorre o primeiro contato de um empreendimento com seu público, procurando pessoas que possam vir a se tornar consumidores do seu tubo flexível. 

A prospecção de clientes é a primeira etapa de um funil comercial, onde geralmente são pesquisados e contactados possíveis leads ou até mesmo clientes através da equipe de inteligência comercial. Encontrar esses leads pré-qualificados e realizar o primeiro contato é o conceito básico de uma prospecção de clientes efetiva. 

Como realizar uma prospecção realmente efetiva?

Se você realmente deseja ter uma prospecção efetiva, é preciso seguir alguns passos pronto para conferi-los? Então vamos lá!

Crie um time de inteligência e prospecção

O primeiro passo é definir quais serão as pessoas responsáveis por pesquisar e atuar na procura da prospecção de clientes. Busque analisar o perfil individual de cada colaborador e encontrar aqueles que se enquadram melhor na execução de uma tarefa como essa.  

Defina seu ICP

O segundo passo é definir quem é seu ICP (Ideal Customer Profile), ou seja a sua persona ideal. Quais são as características, gostos, preferências, entre outros. Tome como base seus clientes atuais e comece a moldar qual é o tipo de pessoa mais propensa a comprar suas bacias de contenção

Faça uma análise profunda de mercado

Depois do cliente é hora de analisar o mercado de forma geral, veja o público de seus concorrentes, quais são suas estratégias, como a sua empresa está sendo vista no mercado externo, entre outras ações relevantes para o seu negócio.

Pesquise e crie uma lista de potenciais leads

Com todos os dados coletados, é hora de pesquisar e criar uma lista com seus potenciais leads, verifique quais são as pessoas encontradas dentro de todos os dados coletados e comece a dar nome e rosto a tudo aquilo que planejou. 

Alinhe todo o seu time de marketing, vendas e comercial

Se você quiser que sua prospecção realmente seja efetiva, é necessário alinhar todos os setores de sua empresa, então busque transmitir informações para o seu time de marketing, vendas e o comercial, fazendo com que todos saibam e trabalhem em conjunto para uma prospecção efetiva de clientes. 

Defina suas ações e a abordagem da prospecção

Por fim, é hora de colocar a mão na massa e definir quais serão suas ações e abordagens em relação a prospecção, análise a forma como você irá agir e como irá chegar nos futuros clientes, veja quais serão os passos e a execução de realizar sua prospecção. 

O que achou do texto de hoje? Acredita que agora esteja preparado para realizar uma prospecção de clientes mais efetiva? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe caso tenha curtido o texto. 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Leave a comment

Your email address will not be published.