Em uma jornada de compra existem várias etapas que a pessoa tem que passar antes de se tornar de fato, um cliente da sua empresa. E uma das primeiras e mais importantes é justamente a prospecção. Se você quer que seus produtos como imã de ferrite sejam vendidos, é preciso que a prospecção seja realizada de forma efetiva.
Para quem não sabe, a palavra prospecção significa pesquisar, um outro significado de prospectar é fazer sondagens numa mina ou jazida de minérios para determinar o seu valor, sendo assim, quando falamos da prospecção de clientes estamos falando de encontrar pessoas interessadas no seu negócio.
Se você ainda está meio confuso e curioso para saber o que é e como de fator realizar uma prospecção efetiva, no texto de hoje iremos mostrar tudo para você, preparado para descobrir? Então vamos lá!
O que significa uma prospecção de clientes efetiva?
Como citamos acima, prospectar significa pesquisar, e dentro de uma empresa, isso representa a fase inicial de buscar novos clientes que possam estar interessados em seus produtos e serviços ofertados pela sua empresa.
Essa é considerada também como a fase da pré-venda, onde ocorre o primeiro contato de um empreendimento com seu público, procurando pessoas que possam vir a se tornar consumidores do seu tubo flexível.
A prospecção de clientes é a primeira etapa de um funil comercial, onde geralmente são pesquisados e contactados possíveis leads ou até mesmo clientes através da equipe de inteligência comercial. Encontrar esses leads pré-qualificados e realizar o primeiro contato é o conceito básico de uma prospecção de clientes efetiva.
Como realizar uma prospecção realmente efetiva?
Se você realmente deseja ter uma prospecção efetiva, é preciso seguir alguns passos pronto para conferi-los? Então vamos lá!
Crie um time de inteligência e prospecção
O primeiro passo é definir quais serão as pessoas responsáveis por pesquisar e atuar na procura da prospecção de clientes. Busque analisar o perfil individual de cada colaborador e encontrar aqueles que se enquadram melhor na execução de uma tarefa como essa.
Defina seu ICP
O segundo passo é definir quem é seu ICP (Ideal Customer Profile), ou seja a sua persona ideal. Quais são as características, gostos, preferências, entre outros. Tome como base seus clientes atuais e comece a moldar qual é o tipo de pessoa mais propensa a comprar suas bacias de contenção.
Faça uma análise profunda de mercado
Depois do cliente é hora de analisar o mercado de forma geral, veja o público de seus concorrentes, quais são suas estratégias, como a sua empresa está sendo vista no mercado externo, entre outras ações relevantes para o seu negócio.
Pesquise e crie uma lista de potenciais leads
Com todos os dados coletados, é hora de pesquisar e criar uma lista com seus potenciais leads, verifique quais são as pessoas encontradas dentro de todos os dados coletados e comece a dar nome e rosto a tudo aquilo que planejou.
Alinhe todo o seu time de marketing, vendas e comercial
Se você quiser que sua prospecção realmente seja efetiva, é necessário alinhar todos os setores de sua empresa, então busque transmitir informações para o seu time de marketing, vendas e o comercial, fazendo com que todos saibam e trabalhem em conjunto para uma prospecção efetiva de clientes.
Defina suas ações e a abordagem da prospecção
Por fim, é hora de colocar a mão na massa e definir quais serão suas ações e abordagens em relação a prospecção, análise a forma como você irá agir e como irá chegar nos futuros clientes, veja quais serão os passos e a execução de realizar sua prospecção.
O que achou do texto de hoje? Acredita que agora esteja preparado para realizar uma prospecção de clientes mais efetiva? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe caso tenha curtido o texto.
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.