Estilo natural e delicado: flores ornamentais para ter em casa

Confira sugestões de flores que combinam com o interior da casa e deixam seu lar ainda mais bonito

 

Flores ornamentais são aquelas que podem estar presentes dentro e fora de casa e funcionam como objetos de decoração, ou seja, além de trazer a natureza para perto dos moradores, deixam os ambientes mais bonitos e coloridos.

 

Você está considerando a ideia de ter esse estilo natural em seu lar? Confira quais flores são indicadas e comece a trabalhar na decoração.

Orquídea

Ideal para quem deseja ter flores dentro de casa, a espécie mais conhecida é a falenópolis. Se trata de uma flor delicada, por isso precisa de uma haste para escorá-la. Além disso, essa planta gosta de iluminação indireta, então, nunca a deixe exposta diretamente ao sol.

Jasmim

Pode ser cultivado em ambiente de meia-sombra, porém, os Jasmins gostam bastante do sol. Por seu efeito calmante e terapêutico, a recomendação é deixar o vaso no quarto. Suas flores são bem coloridas e variadas, e a rega no verão deve ser diária.

Amor-perfeito

Com grande variedade de cores e combinações, o Amor-perfeito pode aparecer em diferentes cômodos. Para cultivo em vaso, precisa de terra rica em matéria orgânica e rega frequente. É uma planta que gosta mais do frio, então opte por deixá-la em ambientes de temperatura amena.

Violetas

Muito comuns, chamam a atenção não apenas por suas cores, mas por terem folhas de um verde intenso. Se adaptam bem em qualquer espaço, mas não gostam de receber luz do sol direta. Você pode deixá-las perto das janelas e deve regá-las uma vez ao dia no verão e no intervalo de dois dias no inverno.

Proteas

Flores de aparência pré-histórica com alta durabilidade, as Proteas gostam de muito vento, então é melhor manter o vaso perto das janelas. Demoram bastante para florir, em média dois a três anos, mas, ainda assim, mantêm seus tons por um longo tempo. São 14 dias ainda frescas e alguns anos após secas, tanto que são reaproveitadas em arranjos.

Antúrio

Essa é uma flor que pode ser cultivada em vasos, mas desde que à meia-sombra. Essa planta não gosta da exposição direta ao sol e precisa de umidade, ou seja, suas regas acontecem em média de 3 a 4 vezes na semana. Como crescem e podem chegar a ter até 90 cm, mantenha-os em um local com espaço.

Lavanda

Lavandas gostam bastante de sol, então precisam estar em um local que receba muita iluminação natural. Não precisam de muita água e o vaso deve ter boa drenagem, pois há o risco da planta apodrecer caso seja regada além do necessário. Além do lilás, as flores podem ter tons de rosa e de branco.

Begônia

Fácil de cultivar e com origens no Brasil, a Begônia possui grande variedade de cores e formatos. Se adaptam bem aos vasos e precisam estar à meia-sombra. Florem o ano todo, precisam de regas regulares e substrato rico em matéria orgânica.

Cyclamen

É uma planta para dentro de casa, com flores delicadas e com muitas cores que surgem no inverno. Precisa de luminosidade, mas não gosta de ficar exposta diretamente ao sol, assim, o ideal é mantê-la perto da janela. Além disso, não precisa de tantas regas, uma vez a cada dois dias é suficiente no verão.

Gérberas

A variedade de cores é o primeiro fator que desperta o interesse pelas Gérberas na decoração da casa. Elas são resistentes e têm propriedades despoluidoras, então, podem ser cultivadas em qualquer cômodo. O único detalhe é que precisam de sol, por isso devem ficar próximas das janelas e serem regadas com frequência.

Boca-de-leão

O formato das flores, que lembra uma enorme boca, é o que deu este nome para elas. Apesar disso, são muito bonitas e podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras. Suas cores são variadas, gostam de sol pleno e costumam florir no inverno e na primavera. Quanto às regas, devem ser regulares.

Leave a comment

Your email address will not be published.