Dicas para cuidar da saúde do seu pet durante períodos quentes

O calor não afeta apenas aos seres humanos. Seu animal de estimação também se sente incomodado e pode até ficar doente se não receber os devidos cuidados. A compra de produtos para pets, como o tapete gelado, até ajuda, mas outras atitudes precisam ser parte da rotina.

Veja o que fazer para cuidar da saúde do seu pet nos períodos mais quentes do ano, seja ele um cão, um gato ou outro bichinho.

Deixe água fresca por perto

A água fresca é indispensável para garantir um dia tranquilo no verão. Troque o líquido dos potes com frequência e mantenha longe do sol. 

O calor está naquele nível insuportável para você? Pense que para o bichinho pode ser ainda pior, então, coloque algumas pedras de gelo na água dele.

Cuidados com os passeios e exercícios

Alguns pets devem evitar passeios e exercícios nos dias muito quentes. É o caso de cães de focinho curto, já conhecidos pela dificuldade em respirar, e dos idosos. Respeite esse momento e procure deixá-los mais quietos e confortáveis.

No caso dos adultos e filhotes, o passeio é bem-vindo para a gastar energia, assim como as brincadeiras, mas fuja do horário do sol a pino. O fim da tarde e começo da noite podem ser mais interessantes para essas atividades.

Passe protetor solar neles

Já existem protetores solares próprios para pets. Você vai para a praia ou piscina e o seu companheiro de quatro patas sempre te acompanha? Passe o protetor solar nele.

Essa dica é muito importante para cães apaixonados por água, como é o caso do Golden Retriever. Renove o protetor conforme a orientação da embalagem e fique de olho para ver se o peludo não está tempo demais no sol.

Dê alimentos gelados para eles

Outra forma de refrescar e ajudar a tornar o dia mais gostoso para eles é oferecendo alimentos gelados. Podem ser frutas congeladas, como se fosse um sorvete, ou o suco delas, quase um geladinho de cães/gatos.

Também é válido fazer outros alimentos, como frango desfiado ou os próprios petiscos prontos para pets. Coloque em um brinquedo para rechear e deixe na geladeira. Depois é só servir e deixar que eles se deliciem!

Dê banhos e faça a tosa

O banho também ajuda a refrescar e muitos cães ficam felizes de passar alguns minutos debaixo do chuveiro. Opte pela água mais morna para fria e capriche na higienização dos pelos.

No caso dos banhos, uma toalha umedecida em água já ajuda, visto que eles não são tão fãs disso. Tem um cão que precisa de tosa? Mantenha em dia e leve ao pet shop.

Não deixe o pet sozinho no carro

Alguns donos gostam de levar seus animais de estimação para todo lugar, inclusive nos passeios de carro. No entanto, é preciso tomar cuidado para não deixá-los sozinhos ali, mesmo que por poucos minutos.

Vai descer? Leve o pet junto, na coleira ou em seu colo. Sabe que irá em um local onde ele não pode ir com você? Deixe-o em casa, em um local arejado e com água fresca.

Cuidado com o local da ração

Onde você guarda a ração? O ideal é manter em um pacote ou pote vedado, longe do alcance dos animais e do sol. Se a ração pegar sol, ela perde suas propriedades e acaba estragando.

Atente-se também para o tempo em que abriu o pacote. Muitas pessoas optam pela ração de 15 ou 20 kg, mas após aberta deve ser consumida em no máximo quatro semanas.

Fique atento aos parasitas

Pulgas e carrapatos podem se manifestar mais frequentemente no calor. Não se esqueça de dar o antiparasitário para o seu pet. Nessas épocas vale trabalhar com a prevenção, como o comprimido que dura 35 dias em média.

O cão ou gato já apresenta pulgas? Há sprays próprios que ajudam na remoção, mas invista também nos banhos com sabonetes antipulgas. Seu companheiro de quatro patas agradece essa atenção.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *