Cuidados com os pés: dicas e recomendações

É da natureza humana cuidar de áreas visíveis do corpo. Ninguém se pergunta por que usar creme para as mãos, máscara facial ou xampu para o cabelo, porque isso é algo que todos já temos em mente. Apesar disso, não devemos esquecer os pés, apesar de na maioria das vezes estarem escondidas sob os sapatos.

Regras de cuidados com os pés

A pele das pernas é propensa ao ressecamento. Esta área é desprovida de glândulas sebáceas e não pode fornecer uma camada lipídica protetora contra a secura. 

Por outro lado, os pés são ricos em glândulas sudoríparas, que retiram a umidade dos tecidos para o exterior. A falta de cuidados regulares leva a rachaduras, doenças, diminuição da sensibilidade e assaduras.

O primeiro ponto importante do cuidado adequado é a lavagem diária dos pés. Mesmo que o dia não tenha sido intenso, mesmo que você não tenha que andar descalço no chão, mesmo quando não há problemas visíveis, você precisa lavar os pés. 

A pele dos pés sua até certo ponto, o que significa que em sua superfície há um ambiente favorável à reprodução de bactérias. E são elas que causam odores desagradáveis ​​e rachaduras profundas nas dobras.

O segundo ponto importante são os sapatos confortáveis. Poucas pessoas estão cientes do fato de que apenas sapatos caros e de alta qualidade podem ser o investimento para saúde dos pés. 

Economizando na qualidade, você tem que suportar o desconforto e trocar de par após par, porque nenhum sapato barato pode durar mais do que uma temporada. É mais barato comprar um carro caro uma vez por vários anos do que trocar falsificações baratas a cada época.

O terceiro ponto inclui a remoção semanal obrigatória do tecido queratinizado. Usar sapatilhas femininas de qualidade e lavar diariamente não exclui  o fato de que as células podem morrer. 

Para que a camada inanimada não cresça, ela deve ser removida toda semana com uma pedra-pomes ou uma lixa especial. Isso evitará a formação de calos ásperos e rachaduras profundas no calcanhar.

Como cuidar dos seus calcanhares

Para que os calcanhares permaneçam sempre macios e macios, eles devem ser massageados com uma escova grossa ou um pano. Este procedimento irá acelerar a circulação sanguínea e remover um pequeno estrato córneo da superfície. Uma vez por semana você precisa limpar com uma pedra-pomes. Por esta:

  • Os pés  são mergulhados em um banho quente por 10 a 15 minutos para suavizar a pele;
  • após o tempo previsto, quando a pele áspera dos calcanhares se torna flexível, você pode umedecer a pedra-pomes e, com um pouco de esforço, remover a camada morta superior;
  • No final, você precisa lavar os restos de sabão em água corrente.
  • O último passo deve ser hidratante, para isso é melhor escolher um creme especial para os pés, pois contém a quantidade necessária de nutrientes.

Produtos para os pés

Existem diferentes cosméticos projetados para o cuidado dos pés. Estes incluem óleos, cremes e loções. Todos eles são projetados para hidratar a pele com diferentes graus de intensidade. Eles não têm contra-indicações, pois todos os pés precisam ser hidratados: algumas mais, outras menos, mas tudo precisa ser hidratado.

Creme para os pés ou leite pode ser usado diariamente como um cuidado básico pós-banho. Além disso, esses produtos também são adequados para uso várias vezes durante o dia, o que é importante na estação quente ao usar sapatos femininos abertos.

As loções são frequentemente usadas para evitar pés ásperos que resultam do excesso de produção de colágeno. O ácido salicílico, que faz parte da loção, regula a produção de proteína subcutânea, o que garante a preservação da maciez dos pés.

Óleo para pés

Os óleos têm a maior quantidade de gorduras hidratantes. Eles são absorvidos por um longo tempo e não é recomendado aplicar antes de sair de casa. É melhor aplicar o óleo antes de ir para a cama com a pele limpa. 

O melhor de tudo é que este cosmético é indicado para massagem, pois permite que as mãos deslizem sobre a pele dos pés, eliminando ao máximo o atrito. Esfregar com movimentos de massagem garantirá o fluxo sanguíneo, dispensará os sais e alongará os tecidos e articulações.

Cuide dos pés suados

Nem todo mundo sabe o que são pés suados. Por um lado, esse recurso não é uma patologia e não requer tratamento, por outro lado, causa muito desconforto. Pessoas com pés muito suados não estão doentes, mas precisam de ajuda porque a presença constante de suor leva ao mau hálito, bactérias e fungos nos pés. 

Os sapatos de uma pessoa com pés suados absorvem odores em si mesmos, e é por isso que é impossível se livrar deles, mesmo trocando as meias diariamente e usando sprays de odor especiais.

As empresas de cosméticos desenvolveram um talco especial para os pés, que reduz a atividade das glândulas sudoríparas.

Um pouco mais tarde, apareceram no mercado sprays com efeito de resfriamento. Eles não apenas interrompem o trabalho das glândulas sudoríparas, mas também dão uma sensação de frescor por um longo tempo.

Esses produtos são especialmente populares entre os homens que usam sapatos fechados não apenas no inverno, mas também no verão. Isto aplica-se em particular aos trabalhadores de escritório que são obrigados a cumprir o código de vestuário: usar roupas formais e sapatos fechados.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *