Como medir o funcionamento da sua estratégia de marketing

Se você tem uma empresa independente do tamanho, seja ela pequena ou grande, e do seu segmento, podendo ser algo mais popular ou até mesmo mais específico como trabalhar com a locação de grupo gerador, com certeza já deve ter utilizado alguma estratégia de marketing ao menos uma vez. 

 

Afinal, o marketing é fundamental dentro de qualquer negócio, ajudando a vender produtos, atrair mais pessoas, gerar autoridade e reconhecimento e diversas outras funcionalidades ao longo de sua aplicação. 

 

Mas, mesmo que o marketing seja importante dentro da sua empresa, é fundamental que você consiga analisá-lo e saber se tudo aquilo que você planeja está ou não dando resultados. 

 

Uma campanha de marketing não funciona sozinha e muito menos consegue alcançar o sucesso sem o acompanhamento de alguém ao lado, é preciso saber o que está dando certo e otimizar pontos positivos e negativos, mas essa nem sempre é uma tarefa simples. 

 

No texto de hoje, vamos mostrar para você, como medir o funcionamento da sua estratégia de marketing e saber se sua campanha está ou não trazendo resultados para o seu negócio, bora conferir? Vamos lá!

Utilize as métricas

 

Se você quer medir o funcionamento de sua estratégia de marketing, é necessário que você utilize as métricas. Elas nada mais são do que os valores que medem o desempenho de uma campanha, informando as estatísticas e trazendo o resultado de acordo com a análise de um dado específico. 

 

As métricas ajudam a entender melhor sobre algum dado da sua campanha, fazendo com que você entenda se em determinado ponto, ela está trazendo resultados positivos ou negativos, ajudando a localizar problemas ou a entender melhor o que está dando certo para ser replicado. 

 

Abaixo, separamos as principais métricas do marketing para que você consiga entender melhor se a sua estratégia na venda de sua luminária de emergência está dando certo ou não, confira!

 

ROI

 

Return Of Investiment (Retorno Sobre Investimento) também conhecido como ROI, é uma das métricas mais importantes do marketing, como o próprio nome já indica, ele mostra o quanto a sua empresa está conseguindo lucrar de acordo com o valor que ela está investindo. 

 

Ou seja, você coleta os dados que você obtém de lucro em comparação com o valor que você investiu na sua campanha. Vamos supor que o gasto com as estratégias de marketing foi de R$1.000 no mês de julho, e o retorno tenha sido de R $3.000.

 

Você subtrai o seu investimento com aquilo que ganhou para gerar sua receita ( igual a 2.000), e depois, divide pelo valor investido (1.000). Neste caso, o ROI é igual a 2, ou seja, a cada real investido você lucra 2 reais. 

 

Essa métrica, te ajuda a entender melhor se está tendo lucro ou prejuízo, e saber ao certo, quais campanhas geram mais resultados e se aqueles resultados realmente valem a pena. 

 

CAC

 

Custo de Aquisição por Cliente, também conhecido como CAC, é outra métrica fundamental do marketing, que permite entender quanto custa para que a sua empresa consiga obter um novo consumidor, ou seja, qual o valor gasto para que uma pessoa compre seu produto. 

 

O cálculo aqui também é feito de forma simples, se você investiu R $1.000 nas suas estratégias de marketing e obteve cerca de 20 clientes, basta dividir seu investimento pelo número de pessoas e pronto, o resultado do seu CAC é igual a 50.

 

Esse é um dado importante para saber quanto cada cliente custou no bolso da sua empresa e até mesmo definir a precificação do seu tubo flexível.

 

Taxa de Conversão

 

Por fim, temos a famosa taxa de conversão, que serve para determinar a eficiência de suas estratégias de marketing, trazendo dados precisos sobre quantas pessoas foram impactadas pelas suas campanhas e realizaram a ação que você tanto desejava. 

 

Ou seja, como o próprio nome já indica, a taxa de conversão mede quantos usuários realizaram determinadas ações, como comprar um produto ou clicar em algum tipo de link. 

 

O seu cálculo é básico, basta dividir o total de pessoas que visualizaram o seu anúncio e dividir pelo número que realizou determinada ação, se 100 pessoas visualizaram mais só 10 clicaram, a taxa de conversão é de 10%.

 

Ela ajuda a entender como estão seus anúncios e se suas campanhas estão chamando a atenção das pessoas certas e de forma otimizada. 

 

Agora você já sabe melhor como medir o funcionamento da sua estratégia de marketing, através de métricas funcionais e extremamente eficientes. 

 

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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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