Autoridade de domínio e autoridade de página: o que são e para que podem ser usadas?

Se a questão do posicionamento no Google é um assunto que você considera importante –e você deve fazê-lo!–, então os conceitos de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página são aspectos que você deve conhecer.

Não vou me aprofundar em explicações técnicas complexas –já que não estou escrevendo para especialistas, mas para empreendedores e profissionais independentes–. Proponho explicar-lhe conceitualmente e de forma simples em que consistem e, sobretudo, para que servem e como usá-los quando se pensa no seu próprio site.

Simplificando, Autoridade de Domínio e Autoridade de Página são uma espécie de classificação – como suas palavras sugerem – a “autoridade relativa” que um site, e cada uma de suas páginas individuais, tem em relação ao conjunto de sites (no caso do Autoridade de Domínio) e em relação a páginas que abordam tópicos semelhantes ou relacionados (no caso de Autoridade de Página).

NOTA: Sempre faço questão de apontar a diferença entre “site” e “página”, já que a maioria das pessoas costuma usar “página” como sinônimo de “site”, o que, tecnicamente falando, é incorreto. Como um livro ou jornal, um “site” pode conter várias “páginas”.

É importante saber que essas duas métricas – Domain Authority (DA) e Page Authority (PA) – não são produzidas pelo Google, mas sim pela MOZ, uma ferramenta de SEO desenvolvida por uma organização dedicada a isso.

E como podemos saber os valores da Autoridade de Domínio (DA) do nosso site e a Autoridade da Página (PA) das páginas do nosso site? É isso que vou te explicar a seguir.

Um dos propósitos de conhecer a Autoridade de Domínio (DA) do nosso site, e a Autoridade da Página (PA) de suas páginas, é decidir de forma inteligente nossa estratégia de SEO, ou posicionamento. , ou – melhor dizendo – decidir de forma inteligente as palavras-chave ou expressões de busca que tentaremos posicionar, considerando o trabalho e esforço que esse objetivo exige.

Não faz muito sentido focar em querer posicionar palavras-chave que tenham muita concorrência e que já sabemos que será muito difícil se posicionar bem contra tantos outros sites que têm mais “Autoridade” que o nosso site.

De fato, quanto mais palavras-chave conseguirmos posicionar bem no Google, mais páginas com boa Autoridade de Página (PA) alcançaremos, e isso gradualmente se traduzirá em melhorias na Autoridade de Domínio (DA) do site. Assim, geramos um círculo virtuoso que se alimentam um do outro.

Autoridade de domínio e autoridade de página

Como aumenta a autoridade do meu domínio?

A autoridade de um domínio é concebida através dos backlinks que ele recebe. Quanto maior a quantidade e a autoridade dos sites que você recebe backlink, maior será a autoridade do seu domínio.

Por isso que empresas procuram frequentemente por agência de link building, pois são especialistas na construção e no trabalho de link building para posicionamento orgânico no Google.

Mas esse é um trabalho que evolve riscos, por isso é bom se for investir escolher a empresa certa para auxiliar no projeto da sua empresa, pois ao contrário seu site corre o risco de ser penalizado pelo Google.

Autoridade de domínio e autoridade de página

Se precisar de ajuda, acesse essa url: webtrends.net.br/consultoria-seo

Leave a comment

Your email address will not be published.