5 dicas de como fazer uma boa gestão de meta de vendas

Como estão indo as vendas dentro da sua empresa? Quem trabalha com varejo sabe a importância de sempre manter batendo as metas, mas essa não é uma tarefa tão simples, tem meses que as suas bacias de contenção não conseguem fazer tanto sucesso quanto você espera e todo o planejamento acaba sendo jogado fora. 

 

Por este motivo, não basta você apenas jogar uma meta de vendas e esperar que os resultados cheguem, é preciso que você consiga fazer uma boa gestão em relação a elas, quanto mais você planeja e gerencia, maior a chance de alcançá-las. 

 

Isso evita com que você cause aquele estresse e desespero nos seus colaboradores um dia antes de bater a meta, ou não fique perdido sem saber o que fazer para conseguir que ela seja batida. 

 

No texto de hoje, iremos mostrar 5 dicas de como fazer uma boa gestão de metas de vendas para que você consiga alcançar o resultado que tanto deseja, bora conferir?Então vamos lá!

 

  1. Estipule metas plausíveis

 

Se você realmente deseja bater uma meta, a primeira dica que podemos te dar é que essa meta seja plausível para o seu negócio. Procure cobrar de seus vendedores, uma tarefa que eles realmente possam realizar sem precisar fazer milagres. 

 

Veja um parâmetro próximo da sua realidade, e estipule a meta de vendas dos seus conectores elétricos com os dados já coletados de sua empresa e a projeção de vendas. Utilize a tecnologia para te auxiliar nesse processo e sempre busque algo que esteja ao seu alcance. 

 

  1. Segmente as metas do time em desafios diários

 

A meta de venda geralmente é estipulada mensalmente, e esse número pode assustar e desanimar os funcionários. Se eles precisam conquistar 20 novos clientes, pode parecer um número alto, mas se for subdividido fica muito mais fácil. 

 

Se você começar a segmentar as metas diariamente, pode deixar mais visível e plausível para que ele alcance esse objetivo, se o vendedor trabalha 20 dias, cada dia ele precisa encontrar um novo cliente, parece mais fácil e mais plausível dessa forma, não acha?

 

  1. Aposte em gestão do tempo e elencar suas prioridades

 

Quando o assunto é bater uma meta é preciso gerenciar muito bem o tempo para que ela seja de fato concretizada, por isso, é crucial auxiliar os colaboradores a dividirem seu tempo e encontrarem espaços mais proveitosos para exercer suas funções e procurar bater seu objetivo mensal. 

 

É preciso se organizar e tirar o máximo proveito possível de cada segundo. Além disso, pode ser interessante elencar a meta como prioridade, quanto antes você alcançar esse objetivo, mais tranquilo você fica para o resto do mês, então busque sempre priorizar aquilo que acredita ser mais importante para otimizar o tempo. 

 

  1. Faça com que todos os seus setores funcionem em sintonia 

 

Se engana quem pensa que bater a meta de vendas é uma tarefa única e exclusiva do vendedor. Na realidade, a empresa inteira tem que trabalhar em conjunto para que tudo dê certo, sendo assim, é crucial fazer com que todos os seus setores funcionem em perfeita sintonia. 

 

Procure integrar toda sua equipe e fazer com que, todo mundo do seu negócio de locação de grupo gerador esteja a parte de suas transações, peça ajuda, colete dados, converse com a equipe do marketing,e  busque que todos colaborem um pouco para que as metas sejam batidas. 

 

  1. Divida a carteira de clientes e procure sempre inovar

 

Se você quer atingir uma meta de vendas é crucial que tenha diversidade em sua abordagem, é quase impossível alcançar resultados se você se limitar a apenas alguns clientes, sendo assim, é importante dividir e ampliar sua carteira de vendas. 

 

Seguem de acordo com algumas categorias, como clientes inativos, fiéis, novos, os que gastam mais, os que gastam menos, e etc. Depois, oferte de acordo com seu status na sua carteira. Isso vai te auxiliar a ter mais precisão naquilo que está oferecendo e aumentar suas chances de conversão. 

 

Agora conte para a gente, o que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Então comente abaixo a sua opinião e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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