3 maneiras de aumentar a produtividade na indústria

Ter uma indústria mais produtiva é o sonho de qualquer gestor, dono e diretor desse segmento, afinal, quanto mais os colaboradores conseguirem produzir dentro da sua indústria, melhores serão seus resultados. 

Essa é uma área que conta com uma necessidade enorme de criar novos recursos e encontrar soluções para produzir mais e mais produtos como um armário de aço 2 portas. Quanto mais produtivo você for, melhores serão seus resultados. 

Porém, por mais crucial que isso seja, muitas pessoas vivem se perguntando, como conseguir aumentar essa produtividade na indústria? Como trazer uma padronização na produção de produtos e fazer com que tudo ocorra de forma muito mais leve, prática e mantendo a efetividade. 

No texto de hoje, vamos mostrar para você 3 maneiras de aumentar a produtividade na indústria, bora conferir? Tenha uma ótima leitura!

  1. Treine e invista nos seus funcionários

O primeiro passo para transformar a sua indústria em um local muito mais produtivo é treinar e investir nos seus funcionários. Sabemos que esse é um setor que requer muita atenção e detalhamento na hora de executar qualquer tipo de atitude, tanto para evitar desperdícios quanto para conseguir realizar as tarefas manuais de forma muito mais rápida e padronizada. 

Então para que você consiga ter produtividade e excelência, é crucial que treine e invista na capacitação de seus colaboradores, procure por cursos profissionalizantes, faça com que eles dominem e entendam o funcionamento de novos maquinários, dê a eles estudos e preparo para produzirem mais rápido uma mesa rústica de madeira

Quanto mais você investir em seus funcionários, mais preparados eles estarão para realizar uma produção eficiente, efetiva, padronizada e rápida, se adaptando a situações e agregando mais valor a sua indústria.

  1. Utilize tecnologia de ponta e melhore a estrutura da sua indústria

Uma das áreas que mais evoluiu em termos de tecnologia é justamente o setor industrial, a indústria 4.0 e até mesmo a 5.0, estão aí para mostrar o quanto os recursos tecnológicos podem agregar e ajudar dentro dessa área. 

Internet das coisas, inteligência artificial, big data, todos esses são exemplos de recursos tecnológicos utilizados dentro do cotidiano industrial, que ajudam a automatizar os processos e fazer com que tudo aconteça de forma muito mais efetiva e automática. 

Através do digital, é possível que processos manuais que antes levavam horas para serem realizados, fossem feitos de maneira muito mais rápida, padronizada e automática, fazendo com que os colaboradores possam focar em outras atividades e consequentemente, a produtividade aumente. 

  1. Use a metodologia lean manufacturing

Também conhecido como manufatura enxuta, esse é um conceito que envolve práticas e técnicas que visam a eliminação de desperdícios, ou seja, o grande objetivo é aproveitar os recursos de forma sistemática para ter uma melhoria contínua na sua indústria que produz Servomotor

Entre os principais desperdícios que essa metodologia visa reduzir estão o excesso de estoque, superprodução, porcentagem de defeitos, tempo de espera entre etapas, gastos necessários com transporte e por aí vai. 

Tudo isso ajuda a ter um processo que rode de maneira muito mais fluída, automática e fácil, fazendo com que você consiga aumentar a produtividade dentro do setor industrial. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Leave a comment

Your email address will not be published.