Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Violência no Rio segue sendo preocupação para o turismo

13/07/2017 em Notícias
Segundo o ex-subsecretário de segurança Márcio Colmerauer, perspectivas para a segurança pública não são positivas
Márcio Colmerauer, ex-subsecretário de Estado de segurança do Rio de Janeiro, Alexandre Cavalcanti, presidente do Comitê de Turismo e Nadia Stanzig, gerente executiva da AmCham Rio.
A segurança pública sempre foi um dos maiores desafios a serem superados pelo setor de turismo do Rio de Janeiro. Por isso, na última terça-feira, 11 de julho, a reunião do Comitê de Turismo da AmCham Rio recebeu Márcio Colmerauer, ex-subsecretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro e atual membro do Comitê de Segurança Pública com Cidadania da FGV (Fundação Getúlio Vargas), para traçar um panorama da situação da cidade e debater as perspectivas para o futuro na área de segurança.

Para Colmerauer, infelizmente a perspectiva não é animadora. O estudo da FGV ‘’Retrato do Espalhamento da Mancha Criminal no Estado do Rio de Janeiro’’, no qual é um dos autores, aponta um aumento expressivo em praticamente todos os indicadores de violência, como roubos de carga, de veículos, roubos à transeunte e homicídios dolosos, inclusive nas áreas com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Segundo o estudo, esses são os resultados de um processo de ‘’falência’’ do projeto de Polícia Pacificadora que vem se arrastando desde 2013. Somando isso à grave crise política e financeira que afeta não só o Estado do Rio, mas todo o país, têm-se um quadro cuja reversão será lenta e difícil.

O ponto de partida para essa reversão seria, além de um maior investimento em tecnologia, uma mudança no modelo de gestão da secretaria de segurança, para que esta pudesse contar com setores como TI e RH. Além disso, a palavra-chave deve ser o planejamento: ‘’O crime está pulverizado. A segurança precisa planejar, executar e medir, para planejar e executar de novo. E é preciso ter um trabalho de fortalecimento das delegacias distritais, pois são elas que irão combater este crime pulverizado’’, afirmou o ex-subsecretário.

O comitê de turismo da AmCham Rio, sob a liderança de Alexandre Cavalcanti, da American Airlines, pretende dar continuidade a diálogos com o governo estadual e municipal para levar os pleitos do segmento e buscar uma melhoria da situação da segurança na cidade, que impacta diretamente o setor e a sociedade como um todo.

Confira as fotos da reunião: http://bit.ly/2uVxjZO
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.