Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

A importância do estudo de valor no M&A

04/07/2017 em ARTIGOS
Artigo por Allan Torre*
Em um mercado cada vez mais competitivo, com várias oportunidades estratégicas é cada vez mais importante conhecer o quanto sua empresa vale e qual é o seu potencial para geração de valor.
Estas informações serão fundamentais para conhecer alternativas de investimento e para evitar prejuízo financeiro em fusões, aquisições ou mudança na composição societária da companhia.

Contudo, a maioria dos empreendedores não sabe mensurar com segurança o valor da sua empresa.
Em cenários de crise econômica, alta dos juros, redução de consumo, dificuldades para obtenção de capital de terceiros e problemas de caixa, os ativos ficam mais atrativos e favorecem o fechamento de transações, agitando o mercado de M&A (Mergers and Acquisitions ou Fusões e Aquisições).

Tais oportunidades podem ficar mais próximas do sucesso se as expectativas estiverem alinhadas. É aqui que se destaca a importância de uma avaliação ou estudo de valor.

Números mirabolantes, não condizentes com o histórico da empresa e sua perspectiva futura de geração de caixa, somente levam os vendedores a situações complicadas e de descrédito, o que acaba , por vezes, inviabilizando a possibilidade de realizar uma transação.

A metodologia mais utilizada no Brasil é a do Fluxo de Caixa Descontado, contudo, uma parcela significativa de negócios é avaliada e transações são fechadas com base em múltiplos de EBITDA, que é a sigla em inglês de Earnings Before Income Tax, Depreciation and Amortization (Lucro antes do imposto de renda, depreciação e amortização), número esse que reflete a geração de caixa do negócio.

A avaliação ou estudo de valor de empresas pela metodologia do Fluxo de Caixa Descontado consiste em projetar cenários econômicos/financeiros para um determinado período, considerando premissas plausíveis e fundamentadas do setor no qual a empresa atua, além de informações micro e macroeconômicas, que são determinantes para o resultado final da avaliação.

O estudo é um ponto de partida para a definição do valor da transação, e é fundamental para facilitar o seu fechamento.

Por fim vale lembrar que a avaliação de um negócio permite aos empresários gerir seu patrimônio e, ainda fornece elementos base para o direcionamento estratégico, visando a maximização do valor de venda em uma eventual transação.

*Allan Torre é Gerente de Corporate Finance da PP&C Auditores Independentes.

**Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião dos editores e da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.