Fale conosco - Downloads - Notícias
Home \ Institucional \
Diretoria
▲ TopoRafael Sampaio da Motta é presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, posição assumida em abril de 2015. Motta ingressou na AmCham Rio em 2011 como diretor e, pouco tempo depois assumiu o cargo de 3º Vice-presidente no Comitê Executivo, no qual permaneceu até 2013, ano em que tornou-se o primeiro vice-presidente até 2015. Também atuou como membro do Comitê de Saúde e hoje integra o Comitê de Seguros, Resseguros e Presidência. Como CEO do Grupo Case Benefícios e Seguros, é responsável pelas operações da empresa no Brasil e Estados Unidos da América. Graduado em administração de empresas e pós-graduado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), atua como consultor e palestrante especialista em benefícios, gestão de saúde, seguros corporativos e resseguros, além de investidor em negócios de infraestrutura, logística, tecnologia e construção civil. O executivo é membro e co-education officer do Young President Organization (YPO), membro do Lide Brasil, do Vistage International e Vice-Presidente do Conselho da Associação Brasileira das Administradoras de Benefícios (Abrab).
▲ TopoPedro Paulo Pereira de Almeida é o 1º vice-presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Ingressou na AmCham Rio em 2009 como como diretor e membro do comitê executivo da entidade, cargo que ocupou até 2010. Pedro é executivo sênior na IBM no Rio de Janeiro e vice-presidente da IBM Brasil, onde atua como responsável pelo setor de vendas desde janeiro de 2014. Almeida ingressou na IBM Brasil em 1998, tendo ocupado diversas posições como: responsável pela parceria entre as empresas IBM e EBX; diretor do projeto “Cidades Inteligentes”, voltado para a execução de soluções tecnológicas para o desenvolvimento da infraestrutura de grandes cidades; diretor do setor industrial para a América Latina e responsável pelas áreas de vendas e desenvolvimento nos segmentos de Petróleo, Mineração, Automotivo e Eletrônico. É graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Negócios pela Ibmec.
▲ TopoJoão César Lima é 2º vice-presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Ingressou na AmCham Rio em 2004 como diretor e membro do comitê executivo. Em 2007, foi indicado para a presidência da entidade, cargo que assumiu também em 2008. É graduado em Contabilidade e Administração de Empresas, Cônsul Honorário da Áustria no Rio de Janeiro e membro do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio) e do conselho da ONG “Rio Como Vamos”. João responde hoje como Co-CEO do Grupo Case Seguros e Benefícios.
▲ TopoLuiz Fernando Bertoncello é 3º vice-presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Ingressou na AmCham Rio em 2016 como membro do comitê executivo. Luiz é vice-presidente jurídico e de compliance da Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A., tendo ingressado na companhia em setembro de 2011 como diretor jurídico e assumido a vice-presidência em fevereiro de 2015. Anteriormente, Luiz trabalhou como superintendente jurídico na Brasilprev Seguros e Previdência e como gerente jurídico na Bradesco Vida e Previdência. É presidente da comissão de assuntos jurídicos da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), membro da comissão de assuntos jurídicos da Companhia Nacional de Seguros (CNseg) e representante da Prudential junto à (Associação Brasileira de Companhias de Seguro Internacionais (ABCSI). Formado em Direito pela Universidade Mackenzie, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
▲ TopoManuel Domingues e Pinho é diretor financeiro da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio). Ingressou na AmCham Rio em 1997 como membro do Comitê Executivo. No período entre 2009 e 2013, exerceu a função de Diretor-Tesoureiro e no ano seguinte, assumiu como um dos diretores da câmara. Manuel é fundador e diretor-presidente da Domingues e Pinho – Contadores. Fundada em 1984, a empresa conta com mais de 600 profissionais e atende cerca de 500 empresas nos escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Macaé. É fundador e diretor-presidente do GBrasil (Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade), que reúne 38 empresas de contabilidade presentes em todo o país, e membro do IGAL (Internacional Grouping of Accountants and Lawyers), associação mundial presente em 41 países. É formado em Ciências Contábeis e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (Mackenzie - Rio de Janeiro).
▲ TopoLuiz Claudio Salles Cristofaro é formado em 1989 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem curso de especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV/RJ (1999/2000). Professor de Direito Empresarial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1999. Foi Diretor Presidente da subsidiária brasileira da multinacional espanhola Myrurgia S.A. (1990-1996), Sócio de Motta, Fernandes Rocha Advogados (1998-2010) e Diretor Jurídico da Light S.A. e suas subsidiárias (2006-2010). Atualmente é Sócio Fundador de Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Cortes, Rennó e Aragão Advogados.
▲ TopoHelio Blak Geólogo graduado pela UFRJ em 1970, com curso de especialização em Economia dos Recursos Minerais pela FGV-RJ em 1972. Divisão de Economia Mineral do DNPM no período 1973 a 1976; Gerente do Setor de Economia Mineral da Docegeo (Rio Doce Geologia e Mineração) de 1976 a 1980; Chefe do Departamento de Mineração e Metalurgia e Superintendência de Infraestrutura do BNDES entre 1980 e 1990; Superintendente de Desenvolvimento da CVRD em 1991/1992; Diretor Financeiro da Bahia Sul Celulose em 1993/1994; Diretor de Infraestrutura do BNDES em 1995; Diretor Financeiro do Grupo Paranapanema em 1996/1997; Diretor de Mineração e Metalurgia do Dresdner Bank entre 1998 e 2001; Representante do ING Bank no Rio de Janeiro em 2002/2003; Diretor da Rio Bravo Finanças Corporativas entre 2003 e 2006. Membro do Conselho de Administração da Top Sports (TV Esporte Interativo) entre 2003 e 2013; Diretor Superintendente da Amcham Rio entre 2011 e 2013; Área de Relações Internacionais da Parnaíba Gás Natural em 2014; Sócio Diretor da Integridade Consultoria
▲ TopoRoberto Ramos é consultor sênior da Odebrecht Óleo e Gás desde julho de 2014 e ex-presidente da companhia, a qual liderou entre 2011 e 2014. O executivo foi presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) de abril de 2013 a março de 2015, tendo antes ocupado os cargos de diretor e vice-presidente da entidade. Ramos ingressou no Grupo Odebrecht em maio de 1995, com passagem por diversas empresas: como diretor-financeiro na Tenenge Holdings-Finance (Reino Unido); como diretor e copresidente da North Sea Production Co. (1995); e como vice-presidente executivo da Braskem entre 2002 e 2010, tendo desempenhado concomitantemente a função de presidente da Petroflex até sua venda para a Lanxess. Antes de ingressar na Odebrecht, trabalhou para o Grupo Fochi na Itália e para a Montreal Engenharia S.A. no Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1971, fez especialização em Gestão de Negócios pela Harvard Business School. O executivo é membro da American Association of Cost Engineers desde 1975 e membro da Association of Cost Engineers (ACE) desde 1980. Ele integra, ainda, o Conselho de Administração da Braskem - IDESA SA, no México, e é vice-presidente representante do Brasil na Associación Petroquimica Latino Americana. Em 1989, foi agraciado com o prêmio “O Equilibistra”, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
▲ TopoHenrique Rzezinski é graduado em Engenharia Civil pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Planejamento pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), com especialização em Planejamento Regional Urbano e Econômico em Junho de 1976. O executivo foi presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) de março de 2011 a março de 2012. Exerceu várias funções de 1967 a 1987 no Banco Nacional da Habitação (BNH), entre as quais a de Chefe de Gabinete do Presidente. Trabalhou na Xerox do Brasil Ltda como Diretor de Relações Externas, atuando como principal responsável pelo estabelecimento e manutenção das relações corporativas com o Governo brasileiro e na negociação de acordos comerciais no âmbito da América Latina. Exerceu a Presidência da APRIMESC (Associação Brasileira de Informática) por três mandatos consecutivos, de 1994 à 2000. Exerceu a Vice Presidência da Embraer de 2000 a 2009 sendo responsável pela área de Organismos Internacionais (OMC - Contencioso com a Bombardier, OCDE e outras) e de Relações Governamentais em Brasília/Washington/Bruxelas. Atuou como professor no Programa de Mestrado em Planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos de 2003 a 2010 e da Câmara Americana do Rio de Janeiro de 2011 a 2013. É membro do Conselho Curador e do Comitê Executivo do CEBRI. É consultor do Banco Mundial desde 1980. Exerceu a Vice Presidência da BG BRASIL na área de Assuntos Corporativos e Governamentais de 2010 a 2013. Atualmente é Vice-Presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Novos Negócios da Parnaíba Gás Natural-PGN desde fevereiro de 2014.
▲ TopoRobson Goulart Barreto é formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui especialização em direito empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo foi presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) de 2009 a 2010. É sócio do escritório Veirano Advogados e tem ampla experiência em prática societária internacional, direito bancário e financeiro, imobiliário, fusões e aquisições, tecnologia da informação e telecomunicações. Atuou na Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações (ABDI), no Brazilian Law Subcommittee, da American Bar Association, no Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), como diretor da Seção Rio de Janeiro, e na Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros. Advogado premiado, Robson Barreto, conquistou os recentes prêmios da Chambers & Partners-Latin America e Global, da Who’s Who Legal Brazil, Legal 500 Latin America e IFLR 100 nas áreas de fusões e aquisições, direito societário, telecomunicações, tecnologia e projetos, energia elétrica, internet, e-commerce, private funds e imobiliário.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.